segunda-feira, 22 de outubro de 2007

POLÊMICO?!?


Falatório à parte, fomos assistir ao “polêmico” – segundo dizem, Tropa de Elite. Iríamos de qualquer jeito, tema forte, que interessa a todos.
Fui surpreendido: onde está a polêmica?
Filme bom, mas normal, comum até.
É duro ver a realidade estampada na tela? É isso?!
Ora, Tropa de Elite nada mais é do que uma grande reportagem, um documentário talvez... Só que não revela nada, não tem um furo como dizemos no jargão jornalístico.
Parodiando uma Banda bem PESADA que infelizmente acabou (Tolerância Zero): “Bem-Vindo ao pesadelo da realidade”!
Ai, ai, teórico adora uma polêmica. Mas onde está a dita cuja?!
Alguém duvida que o cotidiano nos morros do nosso lindo Rio é aquilo que está no filme pra pior?
É mais fácil debater a película do que ir lá e ver o “bicho pegando” de perto, né... ô bando de acadêmicos de M...!
Ah, mas tem a oratória, o dilema do Cap. Nascimento. Puxa, que encruzilhada, não... Aqui também não tem polêmica, meus amigos. Infelizmente pra vocês, intelectuais.
Como em todo trabalho e lugar do mundo, existem profissionais dos mais variados tipos, o Cap. Nascimento é desse jeito e ponto final!
Mas é claro, havia esquecido, é mais seguro discutir o personagem brilhantemente interpretado pelo Wagner Moura*, do que subir o morro para suar o calor barbaramente emanado do tal “microondas”, para mim nivelado com os campos de concentração nazistas. Isso sim, repugnante, repulsivo e sem perdão. Revelador! Isso não é GUERRA? Que se dane a definição estadista de GUERRA...
Ôô “entendidos”: “Bem-Vindos ao pesadelo da realidade”.
Ó eu com amnésia de novo: nada como o ar condicionado para clarear e refrescar a idéia dos letrados e nascidos à base de Danoninho, a ELITE brasileira.
Desculpem, mas ninguém me tira da cabeça que o Brasil é esse desastre humano, por obra dos citados acima. Bem que a ELITE tupiniquim podia reforçar a Tropa de Elite. Mão na massa, especialistas, mestres e doutores... Mãos à obra!
P.S.: Pelo amor do Cap. Nascimento, alguém me diz onde está a polêmica?!?
*Desculpem os críticos: Wagner Moura JÁ é, DISPARADO, o melhor ator que esse País já teve.

Um comentário:

Flavia D'Amico disse...

Muito bom. O seu comentário, é claro! Não vi, e pra falar a verdade, não tô afim! Essa onda de filmes "polêmicos sobre a dura realidade brasileira" (acho) que começou com Cidade de Deus e o resto é só repetição sobre o mesmo tema.