domingo, 10 de outubro de 2010

Reflequissões

Ontem assisti ao filme "Coração Louco", aquele que premiou com o Oscar, merecidamente, Jeff Bridges.
Filme "fofo", com uma bela trilha country e que me fez pensar o seguinte: já repararam que invariavelmente o homem se esforça e, de quando em vez, é capaz de mudanças significativas por causa de uma mulher?! E que o contrário raramente ocorre?
Elas são realmente mais completas, mas a ponto de dispensar-nos?! E elas é que são o "sexo frágil"?!

Tropa de Elite 2 é um show! O José Padilha acertou a mão nesses dois filmes. O Wagner Moura "Nascimento" é, além do herói do Brasil sitiado, o melhor ator de todos os tempos.
Alguns clichês inevitáveis..., o Brasil Paralelo é tão forte quanto o Brasil "Deitado em Berço Esplêndido" tenta ser.
Nos acostumamos àquelas cenas "de cinema" protagonizadas por gente comum. A um cotidiano surreal, mais ficção do que a própria.
Inevitável torcer, ter certeza de que as coisas são assim mesmo(e a exemplo do rabo da lagartixa, você corta e ele cresce naturalmente de novo!)... Como até hoje o País acha normal conviver com bala pra todo lado?? Ninguém vai intervir pra valer e investir pesadamente em Educação?!
Enquanto isso, na "Ilha da Fantasia", discute-se o aborto(direito inalienável de toda Mulher). E debate-se mal e porcamente sobre isso, porque o que se afirmou há alguns meses agora é negado na maior cara de pau!
E por falar em "Ilha da Fantasia", você aí, eu, nós que vamos ao cinema vivemos nela, ou em uma belíssima bolha ficcional. Não sabemos da missa a metade e nem fazemos ideia do que é essa "realidade real" de um filme com começo, meio e fim. Diferentemente do calendário que temos pendurado nas nossas cozinhas. Sempre tem uma folhinha, um dia após o outro. Os caracteres não surgem interrompendo a selvageria, a barbárie, os inescrupulosos, quando as luzes voltam a acender na sala de projeção. Pior: o filme-pesadelo-verdade dá as caras até mesmo antes de o galo cantar outra vez.
Se ser CAVEIRA é ser incorruptível, então, troque-se o miolo azul da nossa Bandeira: sai de uma vez por todas o positivismo francês de um vazio longínquo e entra a CAVEIRA!!

3 comentários:

João Pedro disse...

Os dois "Tropa de Elite são", caro Jhony, pelo menos pra mim, um lampejo de lucidez. Uma pequena mostra de que nem todos crêem na ilha da fantasia. E, como para os membros do AA, o primeiro passo é assumir.

Rodrigo Ziviani disse...

O "Tropa de Elite 2" eu vou ver provavelmente em DVD, pois acho absolutamente inaceitávei pegar uma fila quilométrica, cheia de gente que só assistiu a "Avatar" e "Titanic", querendo ver o filme do José Padilha porque a "Veja" e o resto do mundo decidiram que é bom demais. Não estou dizendo que é ruim, até porque nem vi, mas, vc me conhece, tudo que todo mundo adora já tem enormes chances de ganhar minha antipatia eterna. Ab!

jmarcos disse...

Caros, xará e Rodrigo, obrigadíssimo pelas visitas...
RZ: alguns clichês à parte, o filme é bom! Abs.